sábado, 3 de dezembro de 2016

Franciscanos do dia - 03/12 - Bem-aventurada Maria Encarnación e Bem-aventurado Rafael Chylinski


Bem-aventurada Maria Encarnación (1820-1886)

Virgem, Terceira Ordem Regular. Beatificada por São João Paulo II no dia 4 de maio de 1997

Bem-aventurada María Encarnación (Vicenta) Rosal nasceu em Quetzaltenango, Guatemala, no dia 26 de outubro de 1820, num lar cristão, cresceu em um ambiente de fé. Aos 15 anos ingressou na congregação dos Padres de Belém, fundada pelo Beato Pedro Betancour. 

Em 16 de julho recebeu o hábito das mãos do último padre Belemita, Frei JOsé de San Martín, e tomou o nome de María Encarnación del Sagrado Corazón. Tornou-se reformadora da congregação e fundou casas também na Colômbia e no Equador. Foi condenada ao desterro  pelas autoridades da Guatemala e morreu no Equador, em 24 de agosto de 1886. Seu instituto trabalha atualmente em 13 países.

Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola



Bem-aventurado Rafael Chylinski


Nasceu em Wysoczka (Polônia) em 1694, recebendo o batismo com o nome de Melquior. Após os anos de formação, alistou-se no exercito polonês, deixando-o em 1715 para entrar na Ordem dos Frades Menores Conventuais. Foi ordenado sacerdote em 1717. 

Destacou-se pela sua piedade e devoção que soube unir de modo admirável com o exercito da pregação e do serviço heróico aos pobres e doentes. Aos que acorriam numerosos distribuía alimentos e roupas, tendo o cuidado de distribuir-lhes, juntamente com o pão material, o pão da fé e da esperança. Durante os anos da peste (1736-1738) prestou seu serviço quase ininterruptamente aos doentes, merecendo o apelativo de “apóstolo do hospital de Cracóvia”. Morreu a 2 de Dezembro de 1741. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em Varsóvia, Polônia, a 9 de Junho de 1991. 

ORAÇÃO - Ó Deus que destes ao Bem-aventurado presbítero Rafael imitar a Cristo pobre e humilde e ir ao encontro dos necessitados e doentes com espírito da misericórdia evangélica, concedei-nos, por sua intercessão, exercendo obras de caridade para com o próximo, merecermos ser contados entre os benditos do Reino dos Céus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola

Nenhum comentário:

Postar um comentário