segunda-feira, 3 de abril de 2017

Semana das Dores de Maria.




A semana que antecede a Semana Santa é, para os católicos, a Semana das Dores. São as dores de Maria, mãe de Jesus, mas podem ser as dores de qualquer mãe.

As dores são elementos pedagógicos que a vida nos apresenta para nos preparar para os momentos seguintes, vindouros. O Cristianismo nos ensina que, após o sofrimento e a morte, vem a ressurreição: a morte não dá a última palavra. A ressurreição, sim, é a grande esperança que o cristianismo plantou no mundo.

Esta devoção teve início na Itália em 1617, pela Ordem dos Servos de Maria, assim como a missa que é celebrada, em todo mundo, em 15 de setembro e é um dos frutos do carisma mariano, cultivado desde 1233 nessa Ordem.

Não nos esqueçamos que a devoção as Santas Dores de Nossa Senhora é muito útil para a salvação de nossas almas e agrada muitíssimo a Nosso Senhor.

"O próprio Jesus Cristo revelou a S. Verônica de Binasco que Ele mais Se agrada em ver meditados os sofrimentos de Maria, que contemplados os Seus próprios. Filha, disse o Senhor, caras Me são as lágrimas derramadas sobre Minha Paixão; mas, como amo imensamente a Minha Mãe, ainda Me é mais cara a meditação das dores que Ela padeceu, vendo-Me morrer. Assim é que Jesus prometeu graças extraordinárias aos devotos das dores de Maria."

As graças são:

1.º - Esses devotos terão a graça de fazer verdadeira penitência por todos os seus pecados, antes da morte;
2.º - Jesus guardá-los-á em todas as tribulações em que acharem, especialmente na hora da morte;
3.º - Ele lhes imprimirá no coração a memória de Sua Paixão, dando-lhes depois um prêmio especial no céu;
4.º - Por fim os deixará nas mãos de Sua Mãe para que deles disponha a Seu agrado, e lhes obtenha todos e quaisquer favores.

Convido aqueles que quiserem a meditar por uma semana estas Santas Dores em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria e roguemos a Virgem Dolorosa que ajude-nos a sermos fiéis e verdadeiros nesta devoção.

Oração inicial para todos os dias

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Nós vos louvamos Senhor, e vos bendizemos! Porque associastes a Virgem Maria à obra da salvação.
Nós contemplamos Vossas Dores, ó mãe de Deus! E vos seguimos no caminho da fé!

1.ª Dor - Profecias de Simeão




Simeão os abençoou e disse a Maria, Vossa mãe: ‘Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma’ Lc 2,34-35.
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

2.ª Dor - Fuga de Jesus para o Egito

O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: ‘levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo.
“Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito’ Mt 2,13-14
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave Marias.

3.ª Dor - Perda de Jesus no Templo

Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltavam, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem.
Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre os parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura Dele. Lc 2,43b-45.
Reza-se agora 1 Pai nosso e 7 Ave-Marias.

4.ª Dor - Encontro com Jesus caminhando para a Morte

Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam. Lc 23,26-27
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

5.ª Dor - Morte de Jesus

Junto à cruz de Jesus estavam de pé Vossa Mãe, a irmão de Vossa Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe:
‘Mulher, eis ai o teu filho!’. Depois disse para o discípulo: ‘Eis ai a tua Mãe!’ Jo 19,15-27a.
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

6.ª Dor - A lança e a descida da Cruz

Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz. MC 15,42
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

7.ª Dor - Sepultura de Jesus

Os discípulos tiraram o Corpo de Jesus e O envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ai que puseram Jesus. Jo 19,40-42a
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Outra Oração para Nossa Senhora das Dores

Minha mãe dolorosíssima, não vos quero deixar sozinha a chorar, mas quero vos acompanhar também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje: alcançai-me uma compreensão sempre maior da paixão de Jesus e vossa, para que em todas os dias de minha vida eu possa ser solidário com as pessoas que sofrem, vendo neles vossas dores e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o céu, onde espero cantar a misericórdia infinita do Pai por toda a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário