terça-feira, 7 de agosto de 2018

Novena de Santa Clara de Assis - Santa Clara e a Eucaristia


Oração inicial (para todos os dias da novena)

Amável Santa Clara, que respondestes generosamente ao chamado do Senhor, ajudai-nos a alcançar a graça e a coragem de dizer um sim decidido ao plano de Deus para a nossa existência.
Vós que abandonastes a riqueza e vos fizestes humilde para seguir o Cristo pobre e crucificado, ensinai-nos a simplicidade, a justiça, a partilha, e abri nosso coração aos pobres e marginalizados.
Mulher terna e corajosa, mostrai-nos que é possível realizar o sonho da fraternidade universal, ensinai-nos a reverencia para com todas as pessoas, culturas e povos.
Vós que partilhastes com São Francisco uma amizade profunda, fazei com que nós, mulheres e homens, possamos desabrochar, no amor e na reciprocidade, todas as nossas capacidades a serviço da vida em abundancia.
Vós que inaugurastes uma nova forma de viver a igreja, na sociedade, clareai nossos caminhos para vencermos as estruturas de pecado e sermos capazes de fazer do mundo em que vivemos verdadeira terra de irmãos e irmãs. Amém!

Chegamos ao 6º dia da novena em honra a Santa Clara. Queremos neste dia fazer memória da Eucaristia.

Peçamos a intercessão de Santa Clara.

O ponto mais alto da vida litúrgica é a Eucaristia. Eucaristia é ação de graças, é banquete, encontro, festa, alimento, comunhão.

Na 4ª carta a Santa Inês, Santa Clara escreve:

“Feliz de certo, é você, que pode participar deste banquete sagrado, para unir-se com todas as fibras do coração àquele cuja beleza, todos os batalhões bem-aventurados dos céus admiram sem cessar, cuja afeição apaixona, cuja contemplação restaura, cuja bondade nos sacia.” (Santa Clara – Carta a Inês de Praga)

Santa Clara buscava na Eucaristia o segredo de sua interiorização e santificação, bem como a vitalidade de sua fé e motivação última de seu viver. Com Santa Clara, vivamos unidos a Cristo. Ele nos transformará e nos tornará capazes de estreitar mais e mais as relações de uma sadia convivência humana.

A história nos registra a invasão dos sarracenos e a e tentativa de conquistarem o Mosteiro de Santa Clara, em São Damião, junto à cidade de Assis.

Santa Clara apela ao Cristo Eucarístico, a quem sempre recorria em momentos difíceis e, confiante na proteção deste Jesus Eucaristia, repele os inimigos para longe.

Oremos:
Santa Clara, fazei que a Eucaristia seja para todos nós o ponto alto de nossa caminhada de fé. Que este alimento de vida eterna nos assegure a comunhão com os irmãos e nos torne agentes de transformação na construção de um mundo de justiça, paz e fraternidade. Amém!


Fonte: Novena de Santa Clara, De Frei Atílio Abati, OFM . Editora Vozes, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário