segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Novena de Santa Clara - Santa Clara e a pobreza.


Oração inicial (para todos os dias da novena)

Amável Santa Clara, que respondestes generosamente ao chamado do Senhor, ajudai-nos a alcançar a graça e a coragem de dizer um sim decidido ao plano de Deus para a nossa existência.
Vós que abandonastes a riqueza e vos fizestes humilde para seguir o Cristo pobre e crucificado, ensinai-nos a simplicidade, a justiça, a partilha, e abri nosso coração aos pobres e marginalizados.
Mulher terna e corajosa, mostrai-nos que é possível realizar o sonho da fraternidade universal, ensinai-nos a reverencia para com todas as pessoas, culturas e povos.
Vós que partilhastes com São Francisco uma amizade profunda, fazei com que nós, mulheres e homens, possamos desabrochar, no amor e na reciprocidade, todas as nossas capacidades a serviço da vida em abundancia.
Vós que inaugurastes uma nova forma de viver a igreja, na sociedade, clareai nossos caminhos para vencermos as estruturas de pecado e sermos capazes de fazer do mundo em que vivemos verdadeira terra de irmãos e irmãs. Amém!

Rezemos neste 5º dia de novena em honra a Santa Clara sobre a pobreza. 

Clara de Assis tinha consciência de sua vida peregrina, rumo à casa do Pai. Por isso, a exemplo do Cristo pobre e crucificado, quis viver em extrema pobreza ao longo de toda sua existência

“Ó bem-aventurada pobreza, que àqueles que a amam e abraçam, concede as riquezas eternas. Ó santa pobreza, aos que a têm e desejam Deus prometeu o reino dos céus, e são concedidas sem dúvida alguma a glória eterna e a vida feliz! Ó piedosa pobreza, que o Senhor Jesus Cristo dignou-se abraçar acima de tudo, ele que regia e rege o céu e a terra, ele que disse e tudo foi feito! Pois disse que as raposas têm tocas e os passarinhos têm ninhos mas o Filho do Homem, Jesus Cristo, não tem onde reclinar a cabeça. Mas, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” (Santa Clara, Carta a Inês de Praga).

Santa Clara, espelhando-se no Cristo pobre e crucificado, optou segui-lo no caminho da mais alta entrega.

A paixão de Santa Clara por Cristo, marcada pelo despojamento, é um apelo para nos desprendermos sempre mais das coisas deste mundo.

Oremos: Escolhestes a vida pobre, para melhor seguir a Cristo. Fazei que nós, cercados por um mundo cheio da ganância do ter, tenhamos a coragem de sermos pessoas desprendidas. Que não sejamos promotores de divisões, de injustiças, exploração e sofrimentos para nossos irmãos e irmãs. A partilha nos faça, hoje, sinais de esperança. Amém!

E se nós nos propuséssemos a um gesto concreto neste 5º dia da novena em honra a Santa Clara? Santa Clara é a dama da pobreza e do despojamento. Pense em algo concreto para o dia de hoje ou para o fim da novena. Pode ser uma doação, uma ajuda a alguém que necessita, um abraço, uma reaproximação. Afinal de contas, a pobreza não é apenas a falta de condições financeiras. Paz e Bem!

Fonte: Novena de Santa Clara, De Frei Atílio Abati, OFM . Editora Vozes, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário