quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Novena de Santa Clara - Santa Clara e o dom da vida.



Acompanhe aqui a novena de Santa Clara, escrita por Frei Atílio Abati, OFM.

Oração inicial (para todos os dias da novena)

Amável Santa Clara, que respondestes generosamente ao chamado do Senhor, ajudai-nos a alcançar a graça e a coragem de dizer um sim decidido ao plano de Deus para a nossa existência. 
Vós que abandonastes a riqueza e vos fizestes humilde para seguir o Cristo pobre e crucificado, ensinai-nos a simplicidade, a justiça, a partilha, e abri nosso coração aos pobres e marginalizados. 
Mulher terna e corajosa, mostrai-nos que é possível realizar o sonho da fraternidade universal, ensinai-nos a reverencia para com todas as pessoas, culturas e povos. 
Vós que partilhastes com São Francisco uma amizade profunda, fazei com que nós, mulheres e homens, possamos desabrochar, no amor e na reciprocidade, todas as nossas capacidades a serviço da vida em abundancia.
Vós que inaugurastes uma nova forma de viver a igreja, na sociedade, clareai nossos caminhos para vencermos as estruturas de pecado e sermos capazes de fazer do mundo em que vivemos verdadeira terra de irmãos e irmãs. Amém! 

Neste 1º dia queremos fazer memória de Santa Clara louvando a Deus por seus pais.

Diz a história que Hortolana, mãe de Santa Clara, recebeu a visita de um mensageiro, quando grávida, que lhe teria assegurado que dela nasceria uma luz mais clara que a própria luz. E seria a partir deste fato que Clara receberia este nome.

“Foi nobre de nascimento e muito mais pela graça. Foi virgem no corpo e puríssima no coração; jovem em idade, mas amadurecida no espírito. Firme na decisão e ardentíssima no amor de Deus. Rica em sabedoria sobressaiu na humildade. Foi Clara de nome, mais clara por sua vida e claríssima em suas virtudes. Sobre ela foi edificada uma estrutura das mais preciosas pérolas, cujo louvor não vem mais dos homens, mas de Deus. É impossível compreendê-la com nossa estreita inteligência e apresentá-la em poucas palavras”. (1Cel 8,18-19)

Feliz a mãe que sente a vida pulsar dentro de si, tornando-se portadora de uma nova vida para o mundo.

Que à semelhança de Hortolana, mãe de Santa Clara, nossas mães envolvam seus filhos de muito amor, e lhes deem condições humanas e cristãs para se tornarem construtores de uma nova sociedade, marcada pela justiça, pela fraternidade e pelo amor.

Oração: Santa Clara de Assis, ajudai-nos a valorizar o dom da vida, ajudai-nos a amar sempre mais a nossa vida e a de nossos irmãos e irmãs. Ajudai-nos a caminhar na luz, com aquele que é a luz, o caminho e a vida, para um dia alcançarmos como vós, ó Santa Clara, a vida plena junto do Deus-luz. Amém!

Fonte: Novena de Santa Clara, De Frei Atílio Abati, OFM . Editora Vozes, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário