sexta-feira, 22 de julho de 2016

Cartas de Santa Clara de Assis.



Carta 2 a Inês de Praga

Introdução

Esta carta fala de Frei Elias como ministro geral e isso nos ajuda a datá-la. Ele tinha sido vigário geral de 1221 a 1227, mas esteve como ministro geral de 1234 até 1239, quando foi deposto. Mas há outro fato que pode determinar melhor ainda a data da carta: Clara parece aludir à pressão exercida por Gregório IX para que Inês recebesse propriedades e isso foi feito através do decreto "Cum relicta saeculi", de 18 de maio de 1235. Inês, bem aconselhada por Clara, resistiu, e o papa acabou cedendo em 1237, pela bula "Omnipotens Deus", em que passava direção do hospital de Praga para os Crucígeros da Estrela Vermelha. Para citar a Segunda Carta a Inês de Praga, vamos usar a sigla 2CtIn seguida pelo números de 1 a 26, que são os parágrafos da carta.


Carta 2 a Inês de Praga

1,22 Clara, serva inútil e indigna das pobres damas, saúda dona Inês, filha do Rei dos reis, serva do Senhor dos senhores (cfr. Ap 19,16; 1Tm 6,15), esposa digníssima de Jesus Cristo e por isso rainha nobilíssima, augurando que viva sempre na mais alta pobreza

3. Agradeço ao Doador da graça, do qual cremos que procedem toda dádiva boa e todo dom perfeito (Tg 1,17), pois adornou-a com tantos títulos de virtude e a fez brilhar em sinais de tanta perfeição,

4. para que, feita imitadora atenta do Pai perfeito (cfr. Mt 5,48), mereça ser tão perfeita que seus olhos não vejam em você nada de imperfeito (cfr. Sl 138,16).

5. É essa perfeição que vai uni-la ao próprio Rei no tálamo celeste, onde se assenta glorioso sobre um trono estrelado.

6. Desprezando o fausto de um reino da terra, dando pouco valor à proposta de um casamento imperial,

7. você se fez seguidora da santíssima pobreza em espírito de grande humildade e do mais ardente amor, juntando-se aos passos daquele com quem mereceu unir-se em matrimônio.

8. Mas eu sei que você é rica de virtudes e vou ser breve para não a sobrecarregar de palavras supérfluas,

9. mesmo que não lhe pareça demasiado nada que lhe possa dar alguma consolação.

10. Mas, como uma só coisa é necessária (Lc 10,42), é só isso que eu confirmo, exortando-a por amor daquele a quem você se entregou como oferenda santa (cfr. Rm 12,1) e agradável.

11. Lembre-se da sua decisão como uma segunda Raquel: não perca de vista seu ponto de partida, conserve o que você tem, faça o que está fazendo e não o deixe (cfr. Ct 3,4)

12. mas, em rápida corrida, com passo ligeiro e pé seguro, de modo que seus passos nem recolham a poeira,

13. confiante e alegre, avance com cuidado pelo caminho da bem-aventurança.

14. Não confie em ninguém, não consinta com nada que queira afastá-la desse propósito, que seja tropeço no caminho (cfr. Rm 14,13), para não cumprir seus votos ao Altíssimo (Sl 49,14) na perfeição em que o Espírito do Senhor a chamou.

15. Nisso, para ir com mais segurança pelo caminho dos mandamentos (cfr. Ps 118,32) do Senhor, siga o conselho de nosso venerável pai, o nosso Frei Elias, ministro geral.

16. Prefira-o aos conselhos dos outros e tenha-o como o mais precioso dom.

17. Se alguém lhe disser outra coisa, ou sugerir algo diferente, que impeça a sua perfeição ou parecer contrário ao chamado de Deus, mesmo que mereça sua veneração, não siga o seu conselho.

18. Abrace o Cristo pobre como uma virgem pobre.

19. Veja como por você ele se fez desprezível e o siga, sendo desprezível por ele neste mundo.

20. Com o desejo de imitá-lo, mui nobre rainha, olhe, considere, contemple o seu esposo, o mais belo entre os filhos dos homens (Sl 44,3) feito por sua salvação o mais vil de todos, desprezado, ferido e tão flagelado em todo o corpo, morrendo no meio das angústias próprias da cruz.

21. Se você sofrer com ele, com ele vai reinar; se chorar com ele, com ele vai se alegrar; se morrer com ele (cfr. 2Tm 2,11.12; Rm 8,17) na cruz da tribulação vai ter com ele mansão celeste nos esplendores dos santos (Sl 109,3).

22. E seu nome, glorioso entre os homens, será inscrito nolivro da vida (Sl 109,3).

23. Assim, em vez dos bens terrenos e transitórios, você vai ter parte na glória do reino celeste eternamente, para sempre, vai ter bens eternos em vez dos perecedores, e viverá pelos séculos dos séculos.

24.Adeus, irmã querida, senhora minha pelo Senhor que é seu esposo.

25. Em suas piedosas preces, procure lembrar ao Senhor(cfr. At 14,22) de mim e de minhas Irmãs, que nos alegramos com os bens que o Senhor realiza em você por sua graça

26. Recomende-nos também, e muito, às suas Irmãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário